Introdução À Economia Da Educação

Apreciar a educação conforme o conceito econômico é uma tendência que parece irreversível. Se historicamente a irradiação de conhecimentos e valores era assumida como, exclusivamente, intrínseca ao processo civilizatório, seus desdobramentos em termos de impactos sobre parâmetros econômicos (como crescimento) foi, paulatinamente, ocupando um espaço, hoje, preponderante. Os objetivos das iniciativas na área da educação (tanto em termos quantitativos como qualitativos) são pautados pelos imperativos de desenvolvimento, competitividade etc. Os recursos públicos e privados, alocados ao âmbito educativo, são corriqueiramente avaliados em termos de eficiência/eficácia. Se atualmente a educação é um parâmetro crucial para explicar o diferencial de renda entre nações e sua distribuição, a formação de um economista moderno não pode prescindir de uma familiarização com o prisma econômico dos processos educativos. Por outra parte, se a educação é assumida como um investimento que deve ser monitorado pelos seus retornos, os pedagogos/educadores não podem se isentar de incorporar critérios econômicos em seus arcabouços analíticos. Justamente, esse é o público ao qual está destinado este livro. Sem requisitos prévios, como área acadêmica, o mesmo deve ser acolhido tal como um empreendimento capaz de transitar por diferentes espaços do saber. Possibilitando ao leitor a internalização de conceitos/categorias/olhares que viabilizarão o diálogo entre campos do conhecimento já não mais compartimentalizados.

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